top of page

Ragu de cogumelos e purê de mandioquinha

Atualizado: 23 de nov. de 2018

Saudável, fácil e saboroso

Sempre que posso, geralmente nos fds porque na correria da semana não dá tempo, vou para o fogão. Gosto muito de cozinhar e valorizo a alimentação saudável.


Dia desses fiz um prato vegano que vou ensinar neste post e como já estava com o projeto do blog na cabeça registrei algumas etapas da produção para facilitar o entendimento e deixar a diagramação mais bonitinha:)))


A receita é bem fácil, rápida e saborosa. Todo mundo em casa gosta. Até o Pedro que é carnívoro acaba se contentando :)


Espero que gostem também e tentem fazer. E se alguém fizer me conte, please ;)


À receita então!

Ingredientes

3 mandioquinhas grandes

(na foto tem 2, mas depois incluí outra) 200 gramas de cogumelo shimeji preto

(ou qualquer outro in natura) Páprica picante (e/ou molho de pimenta)

Azeite extra virgem

Pimenta-do-reino

Coentro

Alho Sal

Modo de preparo Comece separando, lavando e cortando os ingredientes. Lave rapidinho rapidinho os cogumelos para não encharcarem. Eles retêm muita água. Então escorra bem e de preferência seque com um pano ou deixe secar naturalmente. O shimeji precisa ser solto. Faça isso com as mãos. Corte os cogumelos Paris em fatias não muito finas e faça o mesmo com o alho-poró e as mandioquinhas. Pique ou fatie o alho. Cozinhe as mandioquinhas até ficarem bem molinhas. O Moyashi já vem pronto para o uso.

Dica: guarde a água do cozimento da mandioquinha para fazer sopa.


Purê

Amasse ou esprema bem as mandioquinhas para que não fiquem com pelotas. Eu uso o mixer porque deixa o purê bem lisinho. Junte duas colheres de sopa de azeite. Para quem gosta pode substituir por óleo de coco, mas aí como é mais forte coloque apenas uma colher de sobremesa. Adicione uma xícara de água de coco. Na verdade vou no “olhômetro”. Então o ideal é ir pingando aos poucos para não ficar nem muito mole e nem muito duro. Acrescente pimenta do reino. Mexa bem e está pronto. Não precisa nem sal. A não ser que como eu você goste mais salgadinho.


Ragu

Em uma frigideira coloque alguns fios de azeite, refogue o alho e o alho-poró.

Acrescente os cogumelos, a páprica a gosto, o broto de feijão e deixe refogar mais um pouquinho. Logo que os cogumelos mudarem de cor, acrescente sal, coentro e desligue. Gosto de deixar ao dente.


Geralmente acrescento tomate picadinho aos refogados que faço, mas como meu filho não gosta muito, não coloquei dessa vez. Mas sugiro que coloquem porque além do valor nutricional dá uma cor linda ao prato.


Rendimento Serve de três a quatro pessoas, dependendo da fome:)))


Cogumelo é excelente fonte de proteína e tem baixo valor calórico

Saiba mais benefícios dos cogumelos aqui



Como não sigo dieta low-carb

para acompanhar o prato.


83 visualizações0 comentário
bottom of page